FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

terça-feira

Família, Comunidade de Amor

1. Família, Comunidade de Amor
I ‑ A família no plano de Deus
Natureza da família
A comunidade conjugal está fundada no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos esposos e a procriação e a educação dos filhos. O amor dos esposos e a geração dos filhos instituem entre os membros de uma mesma família relações pessoais e responsabilidades primordiais.
Ao criar o homem e a mulher, Deus instituiu a família humana e dotou‑a de sua constituição fundamental. Seus membros são pessoas iguais em dignidade. Para o bem comum de seus membros e da sociedade, a família implica uma diversidade de responsabilidades, direitos e deveres.
A família cristã
"Uma revelação e atuação específica de comunhão eclesial é constituída pela família cristã, que também, por isso, se pode e deve chamar igreja doméstica" (FC21). É uma comunidade de fé, de esperança e de caridade; na Igreja ela tem uma importância singular, como se vê no Novo Testamento (cf. Ef 5,21‑6,4; Cl 3,18‑21; 1Pd 3,1‑7).
A família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai. A família é chamada a partilhar a oração e o sacrifício de Cristo. A oração quotidiana e a leitura da Palavra de Deus fortificam nela a caridade. A família cristã é evangelizadora e missionária.
As relações dentro da família acarretam uma afinidade de sentimentos, de afetos e de interesses, afinidade essa que provém sobretudo do respeito mútuo entre as pessoas. A família é uma comunidade privilegiada chamada a realizar "uma comunhão de alma no bem‑querer, a decisão comum dos esposos e a diligente cooperação dos pais na educação dos filhos"(GS 52).
II ‑ A família e sociedade
A família é a célula originária da vida social. É a sociedade natural onde o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A autoridade, a estabilidade e a vida de relações dentro dela constituem seu fundamento de liberdade, segurança e fraternidade. A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente a liberdade. A vida em família é a iniciação para a vida em sociedade.
A família deve viver de maneira que seus membros aprendam a cuidar e a responsabilizar‑se pelos jovens e pelos velhos, pelos doentes ou deficientes e pelos pobres. São numerosas as famílias que, em certos momentos, não são capazes de proporcionar essa ajuda. Cabe então a outras pessoas, a outras famílias, e subsidiariamente à sociedade, prover às suas necessidades: "A religião pura e sem mácula diante de Deus, nosso Pai, consiste nisto: visitar os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar‑se livre da corrupção do mundo"(Tg 1,27).
A importância da família para a vida e o bem estar da sociedade acarreta uma responsabilidade particular desta última no apoio e no fortalecimento do casamento e da família. Que o poder civil considere como dever grave "reconhecer e proteger a verdadeira natureza do casamento e da família, defender a moralidade pública e favorecer a prosperidade dos lares"(GS 52).

caminhoverdadeevida@groups.msn.com

Nenhum comentário: