FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

quarta-feira

A LÍNGUA PODE FERIR MAIS DO QUE UMA FACA

A LÍNGUA PODE FERIR MAIS DO QUE UMA FACA

Deus criou a humanidade para a felicidade e deu aos homens e mulheres a capacidade de falar. A palavra que sai da boca pode trazer alegria, pode ajudar uma outra pessoa a resolver seus problemas, pode influenciar numa decisão. Porém a palavra que anima também pode desanimar, pode angustiar e pode atrapalhar uma vida ou um trabalho. Por isso nos diz o livro do Eclesiástico: “Uma boca amena multiplica os amigos, uma língua afável multiplica a afabilidade”. (Eclo 6, 5)
Quem usa palavras amáveis e benévolas conquistará e manterá boas relações. Porém existem os fofoqueiros e caluniadores (aqueles que usam das palavras para prejudicar os outros). Eles atraem pessoas da mesma estirpe, mas nunca poderão fazer a experiência da amizade profunda e sincera. São amigos de ocasião, não serão fiéis no dia da tribulação.
O amigo é verdadeiro quando nele se pode confiar. Diz a Bíblia: “ Se queres um amigo, adquire-o pela prova e não te apresses em confiar nele.” (Eclo 6, 7)
E a Palavra de Deus adverte: “ Há amigo que se torna inimigo e que revelará querelas para tua vergonha”. (Eclo 6, 9)
Pouca coisa vale tanto quanto um amigo verdadeiro. “ Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro”. (Eclo 6, 14)
Seja você sempre um tesouro para alguém, pronuncie somente palavras que fazem bem e nunca desperdice esse dom maravilhoso usando-o destrutivamente. Siga o sábio conselho que está no Livro Sagrado: “Não repitas jamais um boato e não serás em nada diminuído. Ouviste alguma coisa? Sê um túmulo”. (Eclo 19, 7.10)
Pense: o que poderia ser mais vergonhoso do que um traidor que vende o amigo por trinta moedas de fofocas e calúnias?

Padre Aberio Christe
www.padreaberio.com

Nenhum comentário: