FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

terça-feira

PASTORAL DA JUVENTUDE - UMA ANÁLISE DA REALIDADE

PASTORAL DA JUVENTUDE

RESPONSAVEL: Pe. Rogério Luiz Contini Contato Fone(54)228-4449

UMA ANÁLISE DA REALIDADE
UMA VISÃO DA JUVENTUDE

É sempre necessário estarmos bem conscientes da realidade, da conjuntura na qual estamos inseridos.
Vemos a realidade porque está carregada de vida e esperança. Inspira-nos a vida de Jesus, sua Encarnação, Páscoa e Ressurreição. A Encarnação insere Jesus na história concreta de um povo. A Páscoa nos lembra que a história está carregada de conflitos concretos e de morte. A Ressurreição é a ação de Deus no mundo.
Nosso olhar é, sobretudo, um olhar de fé e esperança, que conhece a realidade, com suas luzes e sombras, mas sabe que Deus vai cumprir suas promessas.
Há várias maneiras de entender e abordar o mundo da juventude. Preferimos entender que a experiência de vida da grande maioria dos jovens tem diversas dimensões. E é apartir de algumas dimensões, que analisamos a realidade juvenil.
1) Concepção Biocronológica: A "juventude" (14 a 25 anos) é tempo de opções, de valorização do subjetivo, dos sentimentos e da ação. A visão do mundo durante este período, costuma estar caracterizada pela busca e a mudança e pela expressão de novas relações. É a consciência e a vivência do próprio ser.
2) Valores e a Identidade Cultural: A juventude recebe um modelo vindo dos Meios de Comunicação Social (MCS), que provoca o individualismo e ao consumismo. Os jovens parecem cultivar a necessidade constante de "informação". Devemos fazer um esforço para irmos contra esta manipulação, que promete a liberdade e impõe o consumo, os mesmos modelos e até os mesmos vícios de comportamento e do consumo. Questões como racismo, violência, relações humanas, ética..., tudo é relativizado, tem dois pesos e duas medidas. Nossa contribuição está na busca de uma ética da solidariedade e do reconhecimento da dignidade de toda pessoa humana.
3) Sócio - Econômico - Político: O imaginário de compreensão da questão social denuncia a opressão e os problemas sociais, destacando as questões ligadas ao trabalho (desemprego), manipulação política, consumismo, acúmulo de riquezas, influência dos MCS, violência estimulada, globalização, caos na educação, famílias desestruturadas... Mas, levando-se em conta esta realidade, vemos também a luta pela Reforma Agrária, defesa dos Direitos Humanos, Cooperativas, Associações e outros tantos organismos que lutam em favor da vida e contra o sistema opressor, que nos domina hoje. Nesta linha, um dos grandes desafios está relacionado à participação e à organização política.
4) Afetivo - Sexual: É muito difícil não seguir "a onda", dificuldades no diálogo familiar. A afetividade confunde-se com sexo, na maioria das relações, incentivado cada vez mais pela liberdade exposta nos meios de comunicação. As relações afetivas têm um tom superficial, sem compromissos. O machismo ainda impera. Apesar da desvalorização da família, dos conflitos de geração, o jovem ainda considera a família importante. Falta nas relações, a percepção da pessoa humana, que tem corpo e sexo, mas também dignidade, princípios, sonhos... falta trabalha a beleza da sexualidade e as formas de afetividade. É um campo muito carente, de difícil compreensão, explorado de forma errônea.
5) Igreja - Religião - Espiritualidade: È interessante saber que os jovens acreditam num Deus com o qual podemos estar em contato, sendo Pai, amigo, força, luz, presente na nossa vida. Alguns acham que Deus é aquele "pronto-socorro", que sempre que precisarmos virá satisfazer as necessidades pessoais, principalmente nos momentos difíceis. A juventude procura um espaço para descobrir e viver sua espiritualidade. Dentro da igreja tenta buscar este espaço para sentir-se parte dela.

Muitos. aspecto ainda poderiam ser explorados e aprofundados. Deixo aqui algumas posições desafiados e complementares à analise:
· "Ser igreja é constituir o Reino de Deus e a Igreja (instituição) é um instrumento para isto!"
· "Vivemos um momento difícil da história, momento de transformação, vivemos num mundo Neoliberal Globalizado, que desestrutura a realidade sócio-político-econômica".
· "Não há interesse que as pessoas tenham educação e cultura, pois assim não existe uma visão crítica da realidade."
· "Entramos na modernidade com basicamente, dois projetos: - uma sociedade para poucos, com concentração de riquezas, sem um enfoque social e sem importância para a educação, onde há desvalorização do ser humano; - uma sociedade para todos, com as devidas igualdades sociais. Ambos os projetos são resultado de uma opção política, onde a base é econômica".
· "Se sonhamos com um amanhã diferente precisamos derrubar as coisas que nos prejudicam de construir o novo".
· "A luta pela terra, para que todos e não de uma minoria, deve ser a luta de todos".
· "Precisamos quebrar com a passividade e a comodidade..."
· "Numa análise de realidade devemos observar, além das dificuldades, os pontos positivos".
· "A realidade que vemos é a que queremos?"
· "Sozinho é difícil, juntos é mais fácil!"

"Não escapa à vossa reflexão a análise da realidade
do vosso país e o lugar que a juventude deve ocupar. Um
jovem não pode fechar os olhos ante a realidade que o
rodeia. Cristo ensina olharmos o mundo com visão crítica
para agir de maneira conseqüente".

(João Paulo II - aos jovens do Equador 1985)

Nenhum comentário: