FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

terça-feira

A PRIMEIRA A VER

A PRIMEIRA A VER
by JORGE LINHAÇA


Era uma manhã de domingo, o primeiro depois daquela fatídica sexta feira...tres dias se haviam transcorrido...os seguidores de Cristo estavam então órfãos, sem saber muito bem o que fazer deli por diante.
Durante a madrugada Maria Magdalena, havia ido ao sepulcro e visto que a pedra estava removida, assustara-se e fora avisada por dois anjos que Ele não estava mais ali, que havia ressussitado dos mortos para cumprir as escrituras e suas palavras.
Correra para avisar a Pedro e aos demais e eles também constataram que o corpo não estava mais ali...e retiraram-se.
Maria madalena porém permaneceu ali, entristecida com o aparente furto do corpo de seu amado Senhor...
Estava ela ali entristecida , pranteando, quando ouviu a voz do que pareceia-lhe ser o jardineiro :
" Mulher, por que choras? a quem buscas?
Supondo que fosse o jardineiro(zelador do cemitério) ela tomada de angustia mal olhou para o seu interlocutor e apenas lhe disse :
Senhor , se o tu o levaste , dize-me onde o puseste e eu o levarei...Madalena sabia que Cristi havia sido sepultado em um sepulcro emprestado e supôs que já o houvessem dali retirado.Caso isso tivesse ocorrido ela estava disposta a providenciar um outro lugar para o corpo.
A surpresa de Maria Madalena a seguir foi menor apenas que o regozijo que sentiu em sua alma.
Seu interlocutor lhe disse:
Maria!
O tom de sua voz e a ternura existente nela não deixaram a menor duvida ao seu espirito de que se tratava de Jesus...tomada por uma maravilhosa emoção maria esticou os braços e tentou abraçar seu amado Senhor, no que foi contida pelas palavras de Cristo :
Não me detenhas, pois ainda não fui ao Pai , mas vai e dize aos meus irmãos que eu subo para meu Pai e vosso Pai,meu Deus e vosso Deus.
Madalena assim fez...
Mas o que importa para nós neste momento é apreciar que embora os apostolos tivessem ido ao sepulcro em busca do corpo de Jesus Cristo, não manifestou-se Ele a eles, mas sim a uma mulher sua seguidora, Revelou-se em primeiro lugar a Maria de Magdala,( consideada pela tradição como uma pecadora e adultera, embora a leitura biblica não corrobore essa assertiva).
Poderiamos aqui conjecturar varios motivos pelos quais Cristo apareceria primeiro a Maria Madalena...não falta quem considere que isso se deu por ser ela esposa de Jesus, embora a biblia não faça menção direta a esse fato.Por outro lado é interessante notar que sendo Jesus considerado um Rabi, deveria o mesmo ser casado...
Poderiamos ver aqui uma alegoria de que Cristo se revela primeiro aos pecadores que se arrependem...
Poderiamos considerar que Jesus só havia chegado naquela hora quando os apóstolos já tinham ido embora...
Poderiamos considerar que ele se revelou a Madalena por ver o seu pranto e ter se enternecido com a sua dedicação...
Mas o que não pode ser contestado é que Cristo apareceu primeiro a uma Mulher e isso por si só já é motivo de regozijo para todas as nossas amigas e por que não, motivo de reflexão para pensar se seriam elas contempladas com essa visão do salvador.

Nenhum comentário: