FAMÍLIA, VIDA E MISSÃO

Que a Família seja: O Sal da Terra, Luz que ilumina, encobrindo as trevas.

terça-feira

A SOLUÇÃO PELO AMOR - Dom Dadeus Grings

A SOLUÇÃO PELO AMOR

Dom Dadeus Grings - 31.01.05



Não há a menor dúvida de que a única solução definitiva e viável para o desafio da violência e da insegurança é o amor. É este o mandamento de Cristo: "o que vos mando é que vos ameis uns aos outros". E acrescentava que nisto se reconhecem seus discípulos: naqueles que se amam mutuamente. Não por nada as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2003-2006 põem o amor como essência da vida cristã. S. João, na sua Primeira Carta chega a dizer que só quem ama conhece a Deus. Assim faz uma experiência dele. É que Deus primeiro se vive e só depois se pensa. E a razão o próprio Apóstolo aponta: Deus é Amor.

Em outras palavras: Católico praticante é quem ama. Ou invertendo: quem não ama não pratica sua fé, assim como quem não ama não conhece a Deus. No amor está o segredo não só da felicidade, como também da segurança e o antídoto da violência.

Chiara Lubich elabora a espiritualidade da unidade. Põe-na como base para os seguidores de seu ideal: o movimento dos focolarinos. Concebeu sua espiritualidade meditando o Evangelho, fazendo uma experiência de Deus e uma experiência de Igreja, Corpo Místico de Cristo. Mostra como se vai a Deus através do irmão. Isto significa tornar-se um com ele, por meio da "técnica da unidade". Chega-se assim ao ponto em que os irmãos se convencem de serem amados e criam coragem também eles de amar.

O segredo do amor está na convicção. Primeiramente pela palavra. Comunicam-se as experiências e, consequentemente, os dons espirituais. Fala-se por isso da "hora da verdade", quando os irmãos se ajudam mutuamente, no intuito de crescer na santidade, o que é união com Deus e com os irmãos.

Juntamente com a palavra que une, temos a oração comum. Rezar juntos. Jesus garantiu que, onde duas ou mais pessoas se reunirem para pedir ao Pai qualquer coisa, a obterão. E quando as pessoas se reúnem em nome de Cristo, Ele mesmo se torna presente entre eles.

Não é necessário apontar todos os ingredientes do amor, que S. Paulo descreve tão magistralmente no cap. 13 da 1ª Carta aos Coríntios. Basta elencar algumas propriedades:

- o amor leva à comunhão, unido-nos em torno de Cristo;

- o amor não está fechado sobre si mesmo, mas é difusivo;

- o amor eleva a alma até Deus, através da oração;

- o amor reúne as pessoas em assembléia;

- o amor é fonte de sabedoria, iluminando nosso caminho;

- o amor une as pessoas, criando a unidade em Cristo;

- o amor é o antegozo das alegrias do céu, já aqui na terra.

Não há pois dúvida de que a grande meta da Evangelização, bem como de toda educação, que queira proporcionar alguma segurança aos homens, é a criação de uma "civilização do amor". Sabemos que a riqueza e, por isso, a alegria de um lar não está na construção mais ou menos suntuosa da casa, nem nos móveis que ali se encontram, nem nos valores materiais de que é depositária, mas no amor que ali reina. Em outras palavras, se numa casa houver muito amor haverá paz, alegria, satisfação. Pode-se então dizer que ali se passam os melhores momentos da vida. Se, ao invés, não houver amor, o convívio no lar será um verdadeiro inferno, mesmo que ostente o maior luxo do mundo.

O que se diz e quer do lar é preciso estender também para a comunidade local e para toda a sociedade. Cristo não veio obrigar-nos a pensar de modo igual, mas nos manda que nos amemos uns aos outros. É este o segredo da felicidade e a chave da segurança. De fato, não são os dispositivos técnicos que garantem incolumidade. Isto só se consegue através da fraternidade, que se cria em torno de si. Não são os muros interpostos entre nós e os outros a nos separarem fisicamente, que nos garantem contra os assaltos e nos libertam da violência, mas são as pontes que construímos entre nós, para nos aproximar uns dos outros pelo amor, que nos alcançam tudo isto. É o que diz o Evangelho: é preciso, em primeiro lugar, buscar o Reino de Deus e sua justiça, ou seja, é preciso, em primeiro lugar, amar e sentir-se amado, que o resto vem de acréscimo.



Dom Dadeus Grings

Arcebispo Metropolitano

domdadeus@terra.com.br





Querido Deus, te agradeço por este dia.



Agradeço-te por poder ver e ouvir esta manhã.

Sou abençoado, porque és um Deus compreensivo e de perdão.

Tu tens feito tanto por mim, abençoando-me a cada dia.

Perdoa-me por tudo que te tenho feito, dito ou pensado que não seja agradável a Ti.

Agora, peço teu perdão.

Mantém-me seguro, afastado de todo o perigo.

Ajuda-me a começar este dia com uma nova atitude e muita gratidão.

Deixa-me fazer o melhor a cada dia, para clarear minha mente e, assim, poder ouvir-te.

Expande a minha mente para que possa aceitar todos os teus desígnios.

Não permitas que me lamente das coisas sobre a quais não tenho controle.

Permita-me continuar vendo o pecado através dos teus olhos Senhor, e que possa reconhecer o mal.

E quando cometer pecado, permita-me arrepender-me, e confessar com minha boca meu mau procedimento e, assim, receber o teu perdão.

Quando este mundo se fechar dentro de mim, deixa-me recordar o exemplo de Jesus, para ir para longe e encontrar um lugar afastado para orar.

Esta é a melhor resposta quando me empurram mais além dos meus limites.

Sei que quando não posso orar, Tu escutas meu coração.

Continue utilizando-me para fazer a tua vontade.

Continue abençoando-me para que possa abençoar outras pessoas.

Mantém-me forte para que possa ajudar aos fracos.

Mantém meu ânimo elevado para que possa ter palavras de consolo para outro.

Rogo pelos que se perdem e não podem encontrar seu caminho.

Rogo pelos que sofrem mau juízo e não são entendidos.

Rogo pelos que não Te conhecem intimamente.

Rogo pelos que não crêem.

Mas Te agradeço, porque eu creio.

Creio que Tu mudas as pessoas e as coisas.

Rogo por todos os meus irmãos e irmãs.

Por cada membro da família e seus lares.

Rogo pela paz, o amor e a alegria dentro das famílias.

Que estejam sem dívidas e todas as suas necessidades sejam resolvidas.

Rogo para que cada olho que leia esta oração saiba que não há problema, batalha, circunstância ou situação maior que o Senhor!

Rogo para que estas palavras sejam recebidas nos corações, para que cada olho que as veja ou cada boca que as proclame, confesse-as disposto:

Esta é a minha oração.

Em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário: